Tanto se fala e se escreve sobre qualidade, sobre Sistemas de Gestão da Qualidade, sobre a ISO 9001 e outras normas da qualidade. Mas será que o termo qualidade significa o mesmo para todos?

Segundo a norma NP EN ISO 9000:2015, qualidade é o “Grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas de um objeto.” Sendo que “Requisitos” é uma necessidade ou expetativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória.

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, um dos significados da palavra qualidade é: “Superioridade, excelência.”

Fomos mais longe e pedimos aos nossos clientes para definirem o que entendem por “qualidade” em uma ou duas palavras. Estas foram as respostas que obtivemos:

Na Vexillum, pedimos o mesmo aos nossos colaboradores e parceiros. As respostas foram estas:

Observamos que “qualidade” tem vários significados e vários entendimentos, mas todos representam e caminham para o mesmo: Sucesso!

Considerámos curioso que, em nenhum dos âmbitos, foi identifica a palavra “certificação”. De facto, defendemos que qualidade não é sinónimo de certificação. Contudo, as certificações são fundamentais e desempenham um papel fundamental como parte de todo um processo relacionado com a qualidade. Mas qual processo? O processo de otimização, melhoria e crescimento de uma organização, o processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Para nós Vexillum, o que é qualidade? É o nosso propósito: É ajudar empresas a serem mais rentáveis e eficientes, e motivar pessoas a adquirirem novas competências, a serem cada vez melhores e a se superarem. É contribuir para uma sociedade mais forte e competente.

E para si? O que significa “qualidade”?

Pratique a Qualidade no dia a dia com a nossa ajuda. Estamos consigo e você, está connosco?

Conquiste a certificação ISO 9001 com consultoria à medida da sua empresa!