Gestão da configuração

  • 0
gestãoconfiguração

Gestão da configuração

Tags : 

NP ISO 10007:2018 Gestão da qualidade. Linhas de orientação para a gestão da configuração

A Gestão da Configuração é uma atividade de gestão que aplica orientação técnica que aplica orientação técnica e administrativa ao longo do ciclo de vida de um produto ou serviço, à sua identificação e estado de configuração e à informação relacionada com a configuração de produto e serviço.

A gestão da configuração documenta a configuração do produto e serviço.

Proporciona identificação e rastreabilidade, o estado de concretização dos seus requisitos físicos e funcionais e acesso a informação exata em todas as fases do ciclo de vida e pode ser implementada com base na dimensão da organização e na complexidade e natureza do produto ou serviço e refletir as necessidades de fases especificas do ciclo de vida.

O IPQ acabou de editar a NP ISO 10007:2018 – “Gestão da qualidade. Linhas de orientação para a gestão da configuração”, que aborda as responsabilidades e autoridades antes de descrever o processo de gestão da configuração, que inclui o planeamento da gestão da configuração, a identificação da configuração e a auditoria da configuração, sendo aplicável ao suporte a produtos e serviços, desde a conceção atá à eliminação.

A gestão da configuração pode ser utilizada para satisfazer os requisitos de identificação e de rastreabilidade do produto e serviço específicos na ISO 9001:2015, 8.5.2.

Esta Norma foi elaborada pela Comissão Técnica 147 – “Critérios de avaliação de entidades”, coordenada pelo Organismos de Normalização Setorial APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.

 

26.04.2018
Fonte: Newsletter Espaço Q nº142, abril de 2018


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?