Gestão do Risco – A nova norma ISO

  • 0
agestãoriscoiso31000

Gestão do Risco – A nova norma ISO

Tags : 

As organizações, de todos os tipos e dimensões, estão sujeitas a fatores e influências internos e externos que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objetivos.

O efeito que esta incerteza tem nos objetivos de uma organização designa-se por “risco”.

Todas as atividades de uma organização envolvem risco.

As organizações gerem-no mediante a sua identificação e análise, após o que avaliam a necessidade da sua alteração, tratando-o de forma a satisfazer os seus critérios do risco.

Apesar de todas as organizações gerirem o risco de alguma forma, existe um conjunto de princípios que deverão ser cumpridos de modo a tornar eficaz a sua gestão integrando-o na governação, estratégia e planeamento, gestão, processos de reporte, políticas, valores e cultura.

Com o objetivo de ajudar todas as empresas independentemente do tamanho, atividade ou setor, a ISO editou hoje a nova versão da Norma ISO 31000:2018 – “Risk Management”.

A versão portuguesa desta norma está a ser efetuada pela CT – 180 “Gestão do Risco”, coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial – Associação Portuguesa para a Qualidade, prevendo-se a sua edição no próximo mês de março.

Consulte aqui a brochura elaborada pela ISO, sobre a nova norma.

 

13.03.2018
Fonte: espaçoQ – edição 140 – newsletter do IPQ


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?