ISO ajuda a desenvolver nova tecnologia de saneamento que salvará milhões de vidas

  • 0
isotoilets

ISO ajuda a desenvolver nova tecnologia de saneamento que salvará milhões de vidas

Tags : 

A nova norma da ISO para os Sistemas Revolucionários de Saneamento foi lançada na Reinvented Toilet Expo – Pequim, patrocinada pela Fundação Bill & Melinda Gates.

“As normas internacionais são fundamentais para o progresso da nova tecnologia de saneamento e para o desenvolvimento de uma indústria que salva vidas”, disse o secretário-geral da ISO, Sergio Mujica, na Reinvented Toilet Expo, Pequim, China. Mujica dirigia-se a um painel constituído por representantes governamentais e da indústria, Bill Gates, Co-Presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, e o Dr. Jim Yong Kim, Presidente do Banco Mundial. Este painel, nos três dias da Reinvented Toilet Expo, discutiu sobre o saneamento básico e as ações necessárias para desenvolver o setor, incluindo a elaboração de normas. Tecnologia reinventada de sanitários trata-se de sistemas de saneamento autónomos que tratam de forma segura os resíduos, sem a necessidade de estar conectado a um sistema de esgoto tradicional. Foi concebido para revolucionar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo, que não dispõem de sistemas de saneamento básico suficientes, permitindo assim salvar vidas e melhorar o bem-estar.

O orador principal Bill Gates disse: “Esta exposição apresenta, pela primeira vez, alternativas eficazes para a colheita, gestão e tratamento do resíduo humano. As tecnologias que verão aqui são os avanços mais significativos no saneamento nos últimos duzentos anos “.

Esta tecnologia pode ser apoiada e desenvolvida com a publicação da primeira norma internacional dedicada a esta área: ISO 30500, Sistemas de saneamento não conectado aos esgotos – Unidades Pré-fabricadas de tratamento integrado – Segurança e requisitos gerais de desempenho para projeto e testes. Esta norma providência segurança e requisitos de desempenho que não só irão permitir a sua produção eficaz, mas também o desenvolvimento do setor como um todo.

Na sua intervenção Gates comentou sobre a “revolução de sanitários” na China e sobre o plano de ação para a progressão de um saneamento seguro e acrescentou: “Aguardamos ansiosamente que a China adote a norma (ISO 30500) para a indústria de saneamento não conectada à rede de esgotos, o que permitirá acelerar a sua liderança no novo setor comercial de saneamento. ”

Outros destaques do evento incluem “série de oradores – sobre mudanças no saneamento”, constituída por membros de governos, indústria e organizações internacionais onde partilharam histórias e conquistas inspiradoras para melhorar os serviços de saneamento para os 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

A Reinvented Toilet Expo é uma cimeira de três dias para governos, bancos de desenvolvimento e líderes do setor privado, com foco na aceleração da adoção de tecnologias inovadoras de saneamento em regiões em desenvolvimento em todo o mundo. Essas tecnologias estão na vanguarda de um movimento global para melhorar o saneamento das nações mais pobres do mundo em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 6.

A Expo apresenta exposições de empresas de todo o mundo que mostram novas soluções de saneamento que eliminam os patógenos nocivos e convertem os resíduos em subprodutos sem a necessidade de estar ligado à rede de esgotos. Também se destaca a publicação recente da ISO 30500 e o facto de que muitas das novas tecnologias e produtos devem cumprir os requisitos da norma para demonstrar que são seguros e eficazes.

 

27.11.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?