Competência para laboratórios de ensaio e calibração

  • 0
laboratórioscalibraçãoeensaio

Competência para laboratórios de ensaio e calibração

Tags : 

O IPQ acabou de editar a NP EN ISO/IEC 17025:2018 – “Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração”.

Esta Norma foi desenvolvida com o objetivo de promover a confiança no funcionamento dos laboratórios. Contém requisitos que permitem aos laboratórios demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos.

Os laboratórios que esteja em conformidade com este Documento funcionarão também, em geral, em conformidade com os princípios da ISO 9001.

O presente Documento requer que o laboratório planeie e implemente ações para tratar os riscos e oportunidades.

Tratar os riscos e oportunidades estabelece uma base para aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar resultados e prevenir efeitos negativos.

O laboratório é responsável por decidir quais são os riscos e as oportunidades que precisam de ser tratados.

A utilização deste documento facilitará a cooperação entre laboratórios e outros organismos e ajudará no intercâmbio de informações e experiências e na harmonização de normas e procedimentos.

A aceitação de resultados entre países é facilitada se os laboratórios estiverem em conformidade com este Documento.

A NP EN ISO/IEC 17025 é aplicável a todas as organizações que realizam atividades laboratoriais, independentemente do número de pessoas, e é utilizada para confirmar ou reconhecer a competência dos laboratórios por parte dos seus clientes, autoridades regulamentadoras, organizações e esquemas que utilizam avaliação entre pares, organismos de acreditação e outros.

Esta Norma foi elaborada pela CT 147 – “Critérios de avaliação de entidades”, que é coordenada pela APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Organismo de Normalização Setorial, qualificado pelo IPQ para a área de gestão e garantia da qualidade; acreditação; gestão do risco empresarial e segurança societária.

 

30.10.2018
Fonte: espaçoQ – edição 146 | setembro 2018 – newsletter do IPQ


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?