Sistema de Gestão de Serviços

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Sistema de Gestão de Serviços

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Em outubro de 2015, o IPQ editou a Norma NP ISO/IEC 2000-1:2015 – “Tecnologias de informação. Gestão de serviços. Parte 1: Requisitos do sistema de gestão de serviços”, que defina os requisitos para o prestador de serviços planear, estabelecer, implementar, operar, monitorizar, rever, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Serviços, permitindo ao prestador de serviços alinhar ou integrar o seu SGS com outros sistemas de gestão na sua organização.

Agora, o IPQ acaba de editar a Norma NP ISO/IEC 2000-3:2018 – “Tecnologias de informação. Gestão de serviços. Parte 3: Orientação sobre a definição do âmbito e aplicabilidade da ISO/IEC 2000-1”, que inclui orientações, aplicabilidade e demonstração da conformidade com os requisitos especificados na ISO/IEC 2000-1, ajudando o prestador de serviços a planear melhorias no serviço e/ou a preparar-se para uma auditoria de conformidade face àquela norma.

Explica como o âmbito de um SGS pode ser definido, independentemente do prestador de serviços ter experiência de definição do âmbito de outros sistemas de gestão estando ainda incluídas orientações sobre tipos de avaliação de conformidade e normas de avaliação sendo fornecidos cenários e exemplos de uma série de circunstâncias práticas comumente encontradas nos prestadores de serviços, particularmente úteis para consultores e auditores.

Ambas as normas (na sua versão portuguesa) foram elaboradas pela CT 191 – “Gestão de Serviços e Governação de TI”, que é coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial, reconhecido pelo IPQ – itSMF Portugal – IT Service Management Forum.

 

14.08.2018
Fonte: espaçoQ – edição 145 | julho 2018 – newsletter


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