Constituindo, provavelmente, uma das melhores respostas ao problema da poluição, as bicicletas elétricas são um produto com cada vez maior procura e a indústria está a crescer a um ritmo record. Mesmo antes da pandemia do COVID-19, as vendas estavam a aumentar, mas depois do período de confinamento, a procura aumentou de forma ainda mais intensa. As pessoas não só pretendiam evitar os transportes públicos, como também circular livremente no exterior.

Reconhecendo uma necessidade da indústria, a ISO acabou de publicar uma nova especificação técnica dedicada à segurança nas bicicletas elétricas, com o objetivo de ajudar a tecnologia a seguir o rumo correto. A ISO/TS 4210-10, Bicicletas – Requisitos de segurança para bicicletas – Parte 10: Requisitos de segurança para bicicletas assistidas por energia elétrica, congrega um conjunto de regulamentos de vários países para fornecer requisitos internacionalmente acordados que garantem a segurança.

O Sr. Shinji Yoshimura, Coordenador do grupo de trabalho da ISO que desenvolveu o documento, disse que as preocupações globais com o impacto ambiental dos carros têm conduzido esta indústria desde há alguns anos, sendo que foram desenvolvidas novas tecnologias com grande rapidez para responder a este desafio.

“Ao conjugar o conhecimento internacional para providenciar um conjunto normalizado de requisitos, a indústria pode ir ainda mais longe, com a segurança no topo das suas preocupações”.

A ISO/TS 4210-10 é a mais recente de um conjunto em dez partes sobre bicicletas, sendo que as outras nove partes desta série estão presentemente em atualização. Estas incluem a ISO 4210-2, Bicicletas – Requisitos de segurança para bicicletas – Parte 2: Requisitos para circulação na cidade e para bicicletas para adolescentes, trekking, montanha e corrida, e a ISO 4210-3, Bicicletas – Requisitos de segurança para bicicletas – Parte 3: métodos de teste comuns.

A ISO/TS 4210-10, assim como todas as normas da série ISO 4210, podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

Fonte: www.iso.org