Bombeando poupanças energéticas com a nova norma ISO

  • 0
ISO/ASME 14414

Bombeando poupanças energéticas com a nova norma ISO

Desde bombear água de um poço até à injeção de combustível no seu automóvel, e à produção de medicamentos, os sistemas de bombagem são utilizados em todo o lado. Mas muito frequentemente é-lhes dada mais energia para funcionar do que aquela que realmente necessitam. Uma nova norma internacional tem como objetivo alterar isso, poupando no processo, o planeta – e as nossas carteiras.

Os sistemas de bombagem são utilizados para transportar líquidos com um vasto leque de aplicações em processos industriais, edifícios e transportes. Frequentemente, estes sistemas utilizam mais energia do que aquela que realmente precisam para cumprir o processo estabelecido.

A norma ISO/ASME 14414, Pump system energy assessment tem como objetivo reduzir o consumo de energia, permitindo às organizações determinarem de forma efetiva a quantidade mínima de energia que é necessária aos vários sistemas de bombagem, tornando possível às instalações melhorar a sua eficiência energética e, subsequentemente, reduzindo o consumo e a pegada de carbono.

Desenvolvido em conjunto com a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME), a ISO/ASME 14414 define os requisitos para levar a cabo e reportar os resultados da avaliação de sistemas de bombagem, permitindo às instalações não só calcular o seu consumo atual de energia, mas também identificar maneiras de reduzir a energia e melhorar a sua eficiência.

Ao providenciar uma definição comum para a avaliação, também permite consistência através das organizações e países, assegurando que a contratação para serviços de avaliação é muito mais simples.

A ISO/ASME 14414 está disponível no seu membro ISO nacional, ou na loja ISO.

 

27.04.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?