ISO, IEC e ITU elevam a acessibilidade a novos patamares

  • 0
ISO, IEC e ITU elevam a acessibilidade a novos patamares

ISO, IEC e ITU elevam a acessibilidade a novos patamares

O acesso facilitado a instalações e a facilidade de utilização de produtos e serviços são muitas vezes tomados como garantidos. Normalmente, só nos apercebemos do quão importante é quando não conseguimos utilizar alguma coisa. Mas as normas ISO podem ajudar! A ISO, o IEC e o ITU acabaram de publicar um novo guia que aconselha os responsáveis pelo desenvolvimento de normas a garantir que estas têm em consideração as diferentes necessidades de acessibilidade dos utilizadores e, em particular, pessoas com deficiências, crianças e idosos.

Factos
De acordo com a World Health Organization, é estimado que mais de um bilião de pessoas vivam com algum tipo de deficiência, Isto corresponde a cerca de 15% da população mundial. Entre 110 milhões (2,2%) e 190 milhões (3,8%) de pessoas de 15 ou mais anos têm dificuldades impeditivas. Para além disto, o número de pessoas que vive com algum tipo de deficiência está a crescer, em parte devido ao envelhecimento da população e ao aumento de condições clínicas crónicas.

Porquê a acessibilidade
A acessibilidade não é só uma questão que se prende com a deficiência. A acessibilidade e usabilidade dos produtos, serviços e ambientes têm vindo a tornar-se crítico para todos, independentemente da idade ou capacidade. Um crescimento da população como nunca antes visto significa que mais pessoas têm necessidades diversas e especiais – incluindo idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiências. A prevalência da tecnologia digital em muitos aspetos do quotidiano é um bom exemplo da necessidade de assegurar acessibilidade a tantas pessoas quanto possível.

Como o Guia 71 pode ajudar
O novo “Guia para abordar a acessibilidade na normalização” vai ajudar todos aqueles envolvidos no processo de desenvolvimento de normas que têm em consideração questões de acessibilidade, aquando do seu desenvolvimento ou revisão, particularmente em áreas em que esse tema não tenha ainda sido abordado. Também é útil para os produtores, designers, prestadores de serviços e educadores com especial interesse no tema.

Principais objetivos
O novo guia sobre acessibilidade vai atingir essencialmente três objetivos:

  • Ajudar designers, fabricantes e educadores a entender melhor os requisitos de acessibilidade da nossa população em crescimento
  • Aumentar o número de normas que têm em consideração questões de acessibilidade, com talvez um maior número a focar-se especificamente neste tema
  • Integrar a acessibilidade nas normas – e no design de produtos e serviços – desde início

O que há de novo

A ISO está a trabalhar com as suas organizações parceiras, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)e a União Internacional de Telecomunicações (ITU) para trazer consciencialização a soluções para a acessibilidade. O Guia 71 é o primeiro guira ISO/IEC a ter sido adotado pela ITU. A sua publicação é acompanhada pela declaração de uma nova política conjunta por parte da ISO, IEC e ITU no que diz respeito à normalização e acessibilidade.

08.01.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?