Mantenha-se seguro nas descidas

  • 0
Snowsports equipment

Mantenha-se seguro nas descidas

Este ano, com a abertura da época do ski, decidiu guardar o seu equipamento antigo no sótão e adquirir um novo par de skis e botas. Contudo, quer esteja a comprar ou a alugar um equipamento novo ou em segunda mão, ajustar os seus fixadores de skis é essencial antes de começar a descer a montanha.

Sabia que as normas ISO o mantêm seguro ao deslizar pela neve? Qualquer que seja a sua preferência de ski – cross-country, alpine touring, downhill or telemark – existem normas internacionais para cada tipo de fixadores de ski.

Embora os skis, fixadores e botas possam não ser do mesmo produtor, todos os três componentes devem ser compatíveis. É aí que as normas ISO têm um papel fundamental. Para maximizar a segurança, os fixadores devem ajustar-se perfeitamente às botas e libertá-las do ski com o mínimo esforço, no caso de uma queda.

Os produtores de equipamento de ski baseiam-se nas normas ISO para questões de dimensões dos parafusos dos fixadores, características de montagem, ou a área de montagem dos fixadores nos skis. Alguns referenciais são mais específicos para a determinação dos momentos de libertação e para a seleção dos métodos de teste para fixadores, enquanto outros destinam-se, primariamente, para retalhistas. O objetivos é estabelecer procedimentos práticos para as diferentes fases da seleção de componentes dos fixadores, a sua montagem, ajuste e controlo.

Por exemplo, a libertação eficaz da bota de ski depende das dimensões e do design das áreas de contacto, que estão perfeitamente definidas; isto explica porque é que os seus skis podem soltar-se ao cair. Assim, da próxima vez que sentir frustração à procura dos seus skis no pó, a colocar fixadores outra e outra vez e a procurar encontrar balanço, lembre-se que a única razão pela qual eles se soltaram foi por estarem ajustados perfeitamente, devido às normas internacionais – garantindo a segurança das suas descidas!

Leia a entrevista a Helmut Holzer, presidente do subcomité técnico ISO/TC 83/SC 4, Snowsports equipment.

Para mais informação visite o site da ISO e entre em “ski bindings”.

09.02.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?