Norma de segurança ocupacional dá um passo em frente

  • 0
Imagem OHSAS 18001

Norma de segurança ocupacional dá um passo em frente

Tags : 

Uma nova norma internacional sobre saúde e segurança ocupacional conseguiu um grande voto de confiança esta semana, dando um novo passo em frente na sua publicação.

Acidentes e doenças laborais são um enorme peso para organizações e a sociedade no geral, custando mais de 2.3 milhões de vidas por ano, para não mencionar os mais de 3000 milhões de acidentes não-fatais*.
Contudo, com processos robustos e eficazes implementados, muitos incidentes podem ser prevenidos. A ISO 45001, Segurança e Saúde ocupacional, irá ajudar organizações de todas as dimensões e indústrias a melhorar a segurança e saúde dos seus colaboradores, através da redução de riscos e da criação de melhores condições de trabalho.

A norma providencia os requisitos e orientação para implementar um sistema e estrutura para proteger os seus colaboradores e reduzir riscos. É desenhada para integrar sistemas de gestão existentes e irá complementar os programas relacionados, como aqueles para a saúde e bem-estar.

A norma está a ser desenvolvida pelo ISO/PC 283, gerido pelo membro ISO BSI e com o contributo de especialistas de mais de 70 países. O último rascunho deu um passo em frente esta semana, angariando mais de 75% de aprovação dos membros envolvidos no seu desenvolvimento. O próximo passo é rever os comentários e preparar o rascunho para votação pública mais tarde este ano.

Saiba mais sobre a ISO 45001
*Fonte: International Labour Organisation

23.06.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?